O mais rápido molho de tomates

IMG_2200.JPG
Essa receita do Jamie Oliver ganhou meu coração quando eu a fiz na minha janta de formatura para meus amigos. Super rápida e prática, pode ser usada em diversas preparações, como pizzas, massas, molhos…

Ingredientes

  • Óleo de oliva
  • 4 dentes de alho descascados e fatiados finamente
  • Folhas rasgadas de um punhado de manjericão fresco
  • 3 latas de 400g cada de tomates inteiros pelados
  • Sal marinho e pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo

Aprendi essa receita com meu amigo e mentor Gennaro Contaldo. É um brilhante molho básico de tomates para usar em pizzas e também ótimo com massa ou com carnes ou peixe- rapido, fresco, perfumado e doce.

Coloque uma frigideira antiaderente larga sobre o fogo e despeje 4 fios generosos de óleo de oliva. Acrescente o alho, sacuda um pouco a frigideira e, quando o alho começar a dourar levemente, adicione o manjericão e os tomates. Com as costas de uma colher de pau, esmague os tomates o máximo que puder.

Tempere o molho com sal e pimenta. Assim que começar a ferver, retire a frigideira do fogo. Passe o molho através de uma peneira grossa, despejando-o em uma tigela. Use uma colher de pau para espremer pedaços maiores de tomate através da peneira. Descarte o manjericão e o alho que restarem na peneira, mas raspe de sua parte externa para dentro da panela toda a polpa que ficar grudada.

Coloque o molho de volta na panela, deixe ferver, depois abaixe o fogo e cozinhe por 5 minutos para concentrar os sabores. Estará pronto quando apresentar a consistência ideal para ser espalhada sobre a sua pizza.

Coloque o molho em uma jarra limpa dentro da geladeira – ele se conservará por cerca de 1 semana, também é bom congela-lo em porções ou mesmo em uma forma de gelo, de modo que você possa descongelar exatamente a quantidade que precisa. Mas, para ser franco, é tão rápido de preparar que é melhor fazê-lo no dia em que irá usar.

Fonte: Jamie em Casa

Sempre que eu preciso de um molho de tomate, eu uso essa receita. É rápida e prática. É mais caro que comprar aquele pronto do supermercado? É. Mas vamos admitir, aqueles molhos são puro conservantes e quando usamos eles junto de outros ingredientes, nem sempre dá certo, pois a química altera todo o sabor. E esse molhinho é muito mais saudável também.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s