Muffins de Maçã e Caramelo

2015/03/img_4401.jpgSe eu pudesse descrever em palavras o quão deliciosa é essa receita, eu o faria. Apenas posso descrever que ela é macia, doce, suculenta e a favorita do Eu-não-gosto-de-doces, aka, meu namorado. Ela é bem fácil de fazer e realmente vale muito a pena…

Ingredientes

Para o molho de maçã

  • 300g de maçã Granny Smith ( cerca de uma maçã grande)
  • 100g de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 2 colheres de chá de licor Calvados

Para os muffins

  • 275g de farinha de trigo comum
  • 100g de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 75g de manteiga sem sal amolecida
  • 2 ovos grandes
  • 125ml de leite integral
  • 100g de fudge (caseiro ou comprado) picadinho
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo misturado com 1/4 de colher de chá de canela em pó
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo

Para preparar o molho, descasque a maçã e pique a polpa em cubinhos. Coloque em uma panela com o açúcar, a canela, o licor e 1 colher de chá de água. Cozinhe em fogo brando, até a maçã começar a amolecer. Deixe esfriar.

Pré-aqueça o forno a 200º. Forre uma forma para 12 muffins com forminhas de papel.

Peneire a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em pó em uma tigela funda. Bata a manteiga com os ovos e a seguir misture o leite. Incorpore essa mistura aos ingredientes secos e junte o fudge picado. Não bata demais, a massa vai apresentar alguns grumos.

Coloque metade da massa nas forminhas de papel, e então adicione 2/3 do molho de maçã. (A consistência do molho deve ser igual à da massa, pois não deve penetrar.) Complete com o restante da massa. Para finalizar, com uma colherinha, faça espirais com o molho de maçã na superfície de cada um e polvilhe com a mistura de açúcar e canela.

Leve para assar por 20-25 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro. Eles também ficam deliciosos ainda quentes, com molho de maçã fumegando no centro e caramelo derretido!

Fonte: Feito em Casa

Essa receita é de um livro que o Endel me deu quando ainda estávamos apenas nos conhecendo melhor e eu ainda estava na faculdade. É um livro lindo. E o motivo pelo qual eu me apaixonei por esse livro, é porque não tem uma página que não tenha algo maravilhoso nela. Juro.

Sobre a receita em si: copiei tudo do livro e deixei para colocar as minhas observações aqui. Não encontrei maçã Granny Smith e usei a argentina, por ser a mais parecida que achei. Na primeira vez, usei balas de caramelo, aquelas quadradinhas, impossíveis de comer uma só, e ficou uma delícia. Da segunda, usei Butter Toffees de leite, cortadas em quatro pedaços. São boas alternativas, pois é difícil encontrar fudge pronto por aqui. E isso é tudo o que eu me permito trocar em uma receita. E se conquistou o paladar do meu amor, conquistou meu coração. 

 

 

Deixe uma Resposta

