Arroz doce cremoso com a mais rápida geléia de morangos

Arroz doce é uma das sobremesas mais tradicionais que eu conheço. Normalmente, as vós fazem as melhores. A minha fazia. Era diferente dessa, mas era a melhor. Essa receita é muito fácil e muito gostosa, combinando só coisas boas e morangos…

Ingredientes

Para o arroz doce

1,2l de leite integral

200 de arroz

2 colheres de sopa de açúcar de baunilha

1 lata de leite condensado*

2 gemas*

Para a geléia de morangos

1kg de morangos sem as hastes verdes

150g de açúcar refinado

Para servir

50g de suspiros esmigalhados

Morangos

Modo de Preparo

Coloque o arroz, o leite, o leite condensado e o açúcar para cozinhar em uma panela funda. Deixe em fervura baixa e tampe.

Deixe cozinhar por uns 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo.

Quando já estiver cozido o arroz, bata as gemas com um pouco de leite frio e jogue na panela para engrossar o leite.

Reserve.

Em outra panela, coloque os morangos limpos e jogue o açúcar por cima. Amasse-os com as mãos até dissolver o açúcar.

Coloque-o no fogo e quando levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Quando espumar, retire a espuma com uma escumadeira.

Reserve.

Para montar, coloque o arroz doce nos pratinhos, um pouco de suspiro esmigalhado, um pouco de arroz doce por cima, a geléia no topo, mais um pouquinho de suspiro e um moranguinho pra decorar.

*O leite condensado e as gemas não vão na receita original, mas eu adiciono na minha para dar um tcharã. Não é obrigatório.

Fonte: Jamie em Casa

Eu sempre gostei muito do livro Jamie em Casa, acho que está na minha coleção desde sempre, especialmente porque eu acompanhava as receitas no GNT. Essa receita de arroz doce é uma das minhas favoritas porque é barata, rápida e tem tudo pra comprar perto de casa se já não tiver em casa. Você pode montar da forma que quiser e da maneira que achar melhor, pode servir sem a geléia e polvilhado com açúcar e canela em cima. Na casa da minha mãe sempre comemos arroz doce gelado, mas eu prefiro aquele morno de fora da geladeira. Também prefiro usar fava de baunilha ao invés de açúcar de baunilha. 

Deixe uma Resposta

