Pudim de Leite Condensado

 Esse final de semana eu fiz a melhor sobremesa de domingo para um jantar de domingo a noite. Você pode fazer um pudim num sábado a tarde ou a noite, e deixá-lo na geladeira até o momento de desenformar e devorar ele inteiro…

Ingredientes

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de leite integral
  • 4 ovos
  • 1/2 colher de sopa de essência de baunilha
  • 1 xícara de açúcar

Modo de Preparo

Comece pelo caramelo. Coloque o açúcar em uma panelinha pequena e coloque em fogo médio para derreter. É importante sem mexer a panela mas não usar uma colher, pois usar uma colher pode açúcar o caramelo. Cubra o fundo de uma forma com um furo no meio e reserve.

No liquidificador adicione o restante dos ingredientes e bata até ficar homogêneo. Coloque na forma e coloque o pudim para cozinhar.

Existem três métodos para assar um pudim: dois no forno e um no fogão.

Forno 1: cubra a forma com papel alumínio e coloque sobre uma forma maior com água fervente até a metade e coloque no forno pré-aquecido a 170 por 2h ou até tomar consistência.

Forno 2: não cubra a forma e coloque no forno a 180 por 1:30 ou até tomar consistência. A diferença entre esse método e o de cima é que nesse o pudim fica parecido com um bolo e cria casquinha. O outro fica mais similar a um flan.

Fogão: Coloque água para ferver em uma panela que a forma se encaixe perfeitamente. É importante que a forma não toque a água pois esse é o tradicional método do banho-maria. Cubra a forma com uma tampa ou papel-alumínio e deixe cozinhar por 1h45.*

Depois de cozido o pudim, leve-o a geladeira por no mínimo 6h antes de desenformar. Se não respeitar a temperatura, ele quebra.

Na hora de desenformar, passe uma faca em volta do pudim para desgrudar, coloque um prato em cima da forma e vire rapidamente e em cima da pia, que pode vazar caramelo. E tá pronto.

Receita sem fonte porque sempre foi assim que fiz pudim e acredito que deve existir essa receita em todo site de receita do google. Postei por falta de receita mais interessante.

Sobre o caramelo: não tire os olhos dele quando ele começar a derreter, nem olhe para o celular e esqueça o Facebook. Caramelo queima rápido demais e uma vez que queimou aquele cantinho, todo ele fica amargo e aí já era. Cuida com muito amor. O Whats App pode esperar.

Sobre o flip do pudim: faça em cima da pia. Já aconteceu comigo de caramelo voar por todo o chão da cozinha e eu ter que limpar antes de começar a comer. Não é bom. 

Sobre o pudim da foto: foi para um jantar multicultural da turma: Brasil, Argentina, México e Itália se reuniram e cada um levou um prato. Como eu trabalhei o findi todo, levei um prato que dá menos trabalho possível e pode ser feito um dia antes. Mas a história é: na Argentina, nosso pudim é Flan. E isso me fez pensar: no Brasil, flan vem no potinho mas parece pudim, será que mais pessoas chamam o pudim de flan? 

Editado: minha irmã, que é mestre no pudim de fogão, me mandou uma mensagem me informando o tempo correto. 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s