Capeletti in brodo

  
Eu não sei por aí, mas aqui tá esfriando mais a cada dia e pra mim, frio é sinônimo de sopa. E todo mundo precisa ter uma receita de caldinho na manga, seja para esquentar ou para curar uma gripe…

Ingredientes *vai depender da quantidade que for fazer

  • 1 cebola
  • 1 cenoura
  • 1 talo de salsão, sem as folhas
  • 1/4 xícara de ervilha congelada
  • um punhadinho pequeno de vagem
  • 1/4 xícara de milho
  • salsinha e cebolinha
  • capeletti de sua preferência

Opcionais 

  • Pimentão, tipo umas duas colheres de sopa de cada cor
  • Cebola roxa ao invés da branca, que tem mais sabor, na minha opinião
  • Brócolis e couve-flor, mas adiciona junto com a massa, pra não cozinhar demais
  • Não me julgue, mas um cubinho de caldo de galinha não vai mal
  • Ou galinha de verdade também
  • Queijo parmesão ralado na hora pra servir
  • Alho frito pra servir
  • E por último, mas não menos importante, um bouque garni

Modo de Preparo

Pique os legumes de forma grosseira, não pode ser muito pequeno senão eles desmancham.

Coloque em uma panela, e cubra com água até uns dois dedos abaixo da borda. (meu caso, 3l  de água)

Coloque para ferver e quando levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por uns 10 minutinhos.

Verifique o tempero, adicione sal e pimenta, e nesse ponto, adicione as ervas que desejar.

Coloque o capeletti no caldo, aumente o fogo para médio, e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.

Eu particularmente, gosto de adicionar a salsinha e cebolinha bem picada só no final, mas é a gosto mesmo.

Depois da massa estar cozinha, é só servir.

Eu sei que a minha receita está bem longe de uma receita tradicional de capeletti in brodo, mas é assim que eu gosto de fazer e eu acho que fica bem gostoso. 

Em um restaurante que eu trabalhei, não tinha o capeletti, era apenas o caldo de legumes que antes de servir era grelhado um filé de frango, cortado em cubos e colocado no fundo do prato e depois o caldo era colocado por cima, é uma ideia a ser explorada se quiser uma canja cura gripe.

Ah, por que água até dois dedos abaixo da borda? Porque tem que por a massa no final e massa incha e ninguém quer comer sopa no fogão, certo?

Deixe um comentário